Intervenção-piloto em Goiás mostra impacto da comunicação na redução do abandono durante ensino remoto e da evasão esperada na volta às aulas presenciais
Mais integral, mais oportunidade para egressos de Pernambuco
Pesquisa investiga a trajetória de estudantes que concluíram o ensino médio em tempo integral e tempo regular da rede estadual entre os anos de 2009 e 2014. O objetivo foi identificar o impacto na escolaridade, renda e equidade.
Estratégias pedagógicas e de gestão que fazem a diferença
Relatório apresenta os principais resultados do projeto Gestão da Qualidade do Modelo Integral (GQI) sobre as principais alavancas do modelo com maior correlação ao bom desempenho das escolas EMTI.
A pesquisa avalia os resultados de um projeto-piloto de envio do mensagens SMS, realizado em junho (2020) pelo Instituto Sonho Grande, com estudantes do ensino médio integral da rede estadual de Goiás de combate ao abandono durante o período de aulas não-presenciais e à possibilidade de evasão desses jovens no próximo ano letivo.
Pesquisa investiga a trajetória de 2.814 estudantes que concluíram o ensino médio em tempo integral e tempo regular nas escolas estaduais de Pernambuco entre os anos de 2009 e 2014. O objetivo é compreender como é a vida atual desses jovens egressos analisando, dentre outros aspectos, escolaridade, renda e equidade. Estudo realizado em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getulio Vargas (LEARN/FGV) e Secretaria da Educação de Pernambuco.
Estudo comparativo com mais de 800 profissionais que atuam em escolas integrais e regulares de Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco. Na quase totalidade dos temas analisados na pesquisa, os professores das integrais estão mais satisfeitos do que aqueles das unidades regulares.
Relatório apresenta os principais resultados relativos ao projeto Gestão da Qualidade do Modelo Integral (GQI) realizado em 2016 pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o Instituto Natura (IN) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Tais resultados estão diretamente relacionados às principais alavancas do modelo com maior correlação ao bom desempenho das escolas.