Pesquisa e Produção de Evidências
Violência no ambiente escolar
Pesquisa analisa a percepção de professores e gestores nas escolas integrais e regulares de Ensino Médio
Mais integral, mais oportunidade em PE
Pesquisa investiga a trajetória de estudantes que concluíram o ensino médio entre os anos de 2009 e 2014 e identifica o impacto na escolaridade, renda e equidade.

ver estudo completo

Abandono, evasão escolar e Covid-19
Intervenção-piloto em Goiás mostra efeito da comunicação na redução do abandono durante ensino remoto e da evasão esperada na volta às aulas presenciais.

ver estudo completo

Resultados da busca

Resultados: 5
Compartilhe
Aprendizagem, Professores, Violência escolar, Gestores

Percepção da violência no ambiente escolar: análise das escolas integrais e regulares

Data
Resumo
Estudo analisa, a partir da perspectiva dos educadores e com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019, como os diferentes tipos de ampliação da carga horária no Ensino Médio se relacionam com os índices de violência no ambiente escolar. Os resultados obtidos no universo de mais de 12,9 mil escolas de Ensino Médio reforçam o entendimento de que a simples ampliação da carga horária não é suficiente para a redução da violência. Por isso, se faz necessária a implementação da matriz curricular do Ensino Integral que conecta o aprendizado a realidade dos jovens e que coloca o foco no desenvolvimento de seu projeto de vida e de suas competências socioemocionais.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

Does lengthening the school day increase students’ academic achievement? Results from a natural experiment in Chile.

Autor(es)
Data
Resumo
Estudo avalia o impacto do programa de dia letivo completo no Chile para estimar a eficácia do aumento no tempo de instrução e o desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio. O programa teve resultado positivo no desempenho dos alunos em Matemática e Linguagem. Os dados sugerem que os efeitos são maiores entre estudantes de zonas rurais, de escolas públicas. Artigo publicado na Economics of Education Review.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

The effects of public high school subsidies on student test scores: The case of a full-day high school program in Pernambuco, Brazil

Data
Resumo
Estimativas mostram que, em um período de três anos, o modelo de ensino integral na rede estadual de Pernambuco aumentou as notas dos estudantes do ensino médio nas disciplinas de Matemática e Linguagem, em, respectivamente, 0,22 e 0,19 desvios-padrão. Esses impactos foram equivalentes a um aumento de 50% em Matemática e 35% em Linguagem, quando comparados ao desempenho nas escolas regulares. Pesquisa financiada pelo Lemann Center, Centro de Empreendedorismo Educacional e Inovação no Brasil e apoiada pela Secretaria de Educação de Pernambuco.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

Longer School Days, Better Outcomes?

Data
Resumo
Artigo apresenta evidências do impacto da jornada estendida em escolas chilenas em diferentes aspectos. Os resultados indicam efeitos positivos no desempenho acadêmico e na redução dos casos de gravidez na adolescência.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

More Time is Better: An Evaluation of the Full-Time School Program in Uruguay

Data
Resumo
Artigo investiga o impacto da política de extensão da carga horária nas escolas do Uruguai no desempenho dos estudantes em testes padronizados. Resultados apontam melhora nas notas em Matemática e Linguagens em escolas de maior vulnerabilidade. Estudo realizado em parceria com o Banco Mundial.
Download

Mapa do site

Sobre o Instituto
Sonho Grande
  • Quem somos
  • Como atuamos
  • Parceiros
Por que Ensino Médio
Integral

  • Modelo EMI
  • Pilares
  • EMI no Brasil
  • Resultados
  • Experiência do EMI no Brasil
Pesquisa e produção
de evidências

  • Pesquisa destaque
  • Faça sua busca
Fale com
a gente

  • Entre em contato
  • Onde estamos
  • Assessoria de imprensa
  • Materiais de comunicação