Pesquisa e Produção de Evidências
Abandono, evasão escolar e Covid-19
Intervenção-piloto em Goiás mostra impacto da comunicação na redução do abandono durante ensino remoto e da evasão esperada na volta às aulas presenciais
Mais integral, mais oportunidade para egressos de Pernambuco
Pesquisa investiga a trajetória de estudantes que concluíram o ensino médio em tempo integral e tempo regular da rede estadual entre os anos de 2009 e 2014. O objetivo foi identificar o impacto na escolaridade, renda e equidade.

ver estudo completo

Estratégias pedagógicas e de gestão que fazem a diferença
Relatório apresenta os principais resultados do projeto Gestão da Qualidade do Modelo Integral (GQI) sobre as principais alavancas do modelo com maior correlação ao bom desempenho das escolas EMTI.

ver estudo completo

Resultados da busca

Resultados: 5
Compartilhe
Aprendizagem

The effects of public high school subsidies on student test scores: The case of a full-day high school program in Pernambuco, Brazil

Data
Resumo
Estimativas mostram que, em um período de três anos, o modelo de ensino integral na rede estadual de Pernambuco aumentou as notas dos estudantes do ensino médio nas disciplinas de Matemática e Linguagem, em, respectivamente, 0,22 e 0,19 desvios-padrão. Esses impactos foram equivalentes a um aumento de 50% em Matemática e 35% em Linguagem, quando comparados ao desempenho nas escolas regulares. Pesquisa financiada pelo Lemann Center, Centro de Empreendedorismo Educacional e Inovação no Brasil e apoiada pela Secretaria de Educação de Pernambuco.
Download
Compartilhe
Ensino Médio privado e Ensino Médio...

The unintended consequences of public school subsidies on educational markets

Autor(es)
Data
Resumo
Estudo identifica os efeitos da expansão do modelo de ensino médio integral em Pernambuco na redução das matrículas e fechamento de escolas particulares do estado.
Download
Compartilhe
Egressos Pernambuco

Estudo sobre a trajetória dos egressos da rede estadual de ensino de Pernambuco

Data
Resumo
Pesquisa investiga a trajetória de 2.814 estudantes que concluíram o ensino médio em tempo integral e tempo regular nas escolas estaduais de Pernambuco entre os anos de 2009 e 2014. O objetivo é compreender como é a vida atual desses jovens egressos analisando, dentre outros aspectos, escolaridade, renda e equidade. Estudo realizado em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getulio Vargas (LEARN/FGV) e Secretaria da Educação de Pernambuco.
Download
Compartilhe
Professores

Percepções e satisfação dos professores em Pernambuco

Data
Resumo
Estudo comparativo com mais de 800 profissionais que atuam em escolas integrais e regulares de Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco. Na quase totalidade dos temas analisados na pesquisa, os professores das integrais estão mais satisfeitos do que aqueles das unidades regulares.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

Ensino Médio integral em Pernambuco: as estratégias pedagógicas e de gestão que fazem a diferença

Data
Resumo
Relatório apresenta os principais resultados relativos ao projeto Gestão da Qualidade do Modelo Integral (GQI) realizado em 2016 pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o Instituto Natura (IN) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Tais resultados estão diretamente relacionados às principais alavancas do modelo com maior correlação ao bom desempenho das escolas.
Download

Mapa do site

Sobre o Instituto
Sonho Grande
  • Quem somos
  • Como atuamos
  • Parceiros
Por que Ensino Médio
em Tempo Integral

  • Modelo EMTI
  • Pilares
  • EMTI no Brasil
  • Resultados
  • Experiência do EMTI no Brasil
Pesquisa e produção
de evidências

  • Pesquisa destaque
  • Faça sua busca
Fale com
a gente

  • Entre em contato
  • Onde estamos
  • Assessoria de imprensa
  • Materiais de comunicação