Pesquisa e Produção de Evidências
Impacto do PEI no EM de São Paulo
O estudo avalia o impacto do PEI sobre a proficiência e a taxa de evasão dos estudantes no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo.
Mais integral, mais oportunidade em PE
Pesquisa investiga a trajetória de estudantes que concluíram o ensino médio entre os anos de 2009 e 2014 e identifica o impacto na escolaridade, renda e equidade.

ver estudo completo

Impactos econômicos da educação integral
O estudo busca analisar e estimar os efeitos econômicos diretos e indiretos da oferta de uma educação integral e em tempo integral para os estudantes e a sociedade, caso essa política seja adotada de forma ampla no Brasil.

ver estudo completo

Resultados da busca

Resultados: 5
Compartilhe
Aprendizagem

Avaliação de Impacto do Programa Ensino Integral (PEI) no Ensino Médio de São Paulo, de 2012 a 2019

Data
Resumo
O estudo avalia o impacto do PEI sobre a proficiência e a taxa de evasão dos estudantes no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. Observou-se que os estudantes expostos ao modelo de 9 horas do PEI obtiveram desempenho muito superior aos seus pares de escolas de tempo parcial no exame do SARESP no 3º ano, sendo mais de 14,13 pontos (0,30 desvios-padrão) em matemática e de 10,15 pontos (0,21 desvios-padrão) em língua portuguesa. O impacto sobre a evasão foi ainda mais expressivo: redução média de 10,6 p.p. Esses efeitos tornam-se ainda maiores quando as; estimativas levam em consideração o tempo de exposição ao programa.
Download
Compartilhe
Aprendizagem, Professores, Violência escolar, Gestores

Percepção da violência no ambiente escolar: análise das escolas integrais e regulares

Data
Resumo
Estudo analisa, a partir da perspectiva dos educadores e com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019, como os diferentes tipos de ampliação da carga horária no Ensino Médio se relacionam com os índices de violência no ambiente escolar. Os resultados obtidos no universo de mais de 12,9 mil escolas de Ensino Médio reforçam o entendimento de que a simples ampliação da carga horária não é suficiente para a redução da violência. Por isso, se faz necessária a implementação da matriz curricular do Ensino Integral que conecta o aprendizado a realidade dos jovens e que coloca o foco no desenvolvimento de seu projeto de vida e de suas competências socioemocionais.
Download
Compartilhe
Aprendizagem

The effects of public high school subsidies on student test scores: The case of a full-day high school program in Pernambuco, Brazil

Data
Resumo
Estimativas mostram que, em um período de três anos, o modelo de ensino integral na rede estadual de Pernambuco aumentou as notas dos estudantes do ensino médio nas disciplinas de Matemática e Linguagem, em, respectivamente, 0,22 e 0,19 desvios-padrão. Esses impactos foram equivalentes a um aumento de 50% em Matemática e 35% em Linguagem, quando comparados ao desempenho nas escolas regulares. Pesquisa financiada pelo Lemann Center, Centro de Empreendedorismo Educacional e Inovação no Brasil e apoiada pela Secretaria de Educação de Pernambuco.
Download
Compartilhe
Redes de Amizade

Impact of Full Time High School on Network Connectivity Measures

Data
Resumo
Estudo aponta mudanças nas relações e nas redes de amizades entre jovens matriculados nas escolas de ensino integral de Sergipe. Um dos resultados identificados é que as medidas de conectividade dos jovens influenciam positivamente seu desempenho nos testes de Matemática, o que sugere que pode haver um efeito de mediação do programa nessas pontuações. Pesquisa realizada em parceria com a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).
Download
Compartilhe
Avaliação e aprendizagem

Understanding the Impacts of a Full-Time Schooling Program

Data
Resumo
Artigo analisa os impactos do ensino médio integral na Prova Brasil, Enem e nos indicadores de fluxo (aprovação, reprovação, abandono e distorção série-idade). Os dados indicam resultados positivos e significativos em todas as variáveis, com destaque para aumento das notas e da taxa de aprovação, e diminuição das taxas de reprovação e evasão. Pesquisa apoiada pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).
Download

Mapa do site

Sobre o Instituto
Sonho Grande
  • Quem somos
  • Como atuamos
  • Parceiros
Por que Ensino Médio
Integral

  • Modelo EMI
  • Pilares
  • EMI no Brasil
  • Resultados
  • Experiência do EMI no Brasil
Pesquisa e produção
de evidências

  • Pesquisa destaque
  • Faça sua busca
Fale com
a gente

  • Entre em contato
  • Onde estamos
  • Assessoria de imprensa
  • Materiais de comunicação
Conheça o nosso Código de Conduta